Regras

Regras Básicas

O objetivo do jogo é que dois times, ambos de quinze ou sete jogadores, observando o jogo leal, de acordo com as Leis e espírito do esporte devem, seja carregando, passando, chutando ou apoiando a bola, marcar o maior número de pontos possível.
No Rugby Union as mãos são usadas para mover a bola. Entretanto, um jogador pode passar a bola para outro jogador somente para trás ou para o lado, nunca para frente, ou pode chutá-la. Isso implica que a maioria do progresso do time atacante é feita por um ciclo de passes de bola, corridas para avançar no campo, ser tackleado e repetir esse processo. Cada um desses ciclos é chamado de fase de jogo.
Duração
Uma partida de Rugby é dividida em dois tempos de 40 minutos cada. No Rugby Sevens a partida tem duração de 14 minutos, dividida em dois tempos de 7 minutos cada, salvo a final em que os tempos têm duração de 10 minutos cada um.
O Campo de Jogo
Um campo de Rugby consiste em uma área máxima de jogo de 144×70 metros em uma superfície plana. Os campos são geralmente do tamanho dos campos de futebol. Algumas linhas são pintadas no campo em intervalos regulares: linha de bola morta, linha de in-goal, linha de 22 metros, linha de 10 metros e linha de meio-campo. Essas linhas são espelhadas para o outro lado do campo. Existem também linhas à 5 metros da linha de in-goal e à 5 e 15 metros da linha lateral. Duas traves – uma de cada lado – em forma de H são colocadas em cima da linha de in-goal, no centro do campo.
No Rugby, diferente do futebol, as linhas que fazem o limite do campo são consideradas completamente fora do campo de jogo. Assim como a linha do in-goal é considerada dentro do In-Goal e pode-se marcar um try apoiando a bola sobre a mesma, ou contra a base de um dos postes.
A superfície sempre deve ser segura para se jogar. Ela deve ser gramada mas também pode ser de areia, terra, neve e grama sintética. Não pode ser uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. No caso de grama artificial, a mesma deve estar de acordo com as regulamentações da IRB.
Jogadores
Um time de Rugby Union é composto de 15 jogadores: oito forwards, numerados de 1 a 8; e sete backs (ou linhas), numerados de 9 a 15. Dependendo da competição cada time pode possuir o número máximo de sete substitutos. Cada jogador tem uma função diferente e todos os times vão jogar sempre com a mesma formação, com apenas algumas pequenas variações. O Rugby se difere de outros esportes, tais como o futebol, com seus vários tipos de formação (4-4-2, 3-5-2, etc.).
Mais algumas regras
  1. A bola é oval (com o mesmo peso que uma bola de futebol).
  2. A partida é conduzida por um árbitro e dois bandeirinhas (auxiliares). Nos jogos profissionais existe mais um árbitro. Ele utiliza recursos de replay de vídeo para tirar dúvidas quanto a validade de um try, quando o árbitro de campo solicita. É também conhecido por TMO (Television Match Official).
  3. A pontuação é dada da seguinte forma: try (5 pts), conversão (2 pts), penalty (3 pts) e drop-goal (3 pts).
  4. Pode-se chutar a bola ou passa-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás. No caso do chute, a bola pode ser lançada para frente. Porém, no time que ataca, quem estiver à frente do chutador estará impedido (fora de jogo) até que seja colocado em jogo por algumas das formas mencionadas nas leis.
  5. O ato de derrubar o outro jogador é chamado de tackle, ou teco (termo aportuguesado). Só é permitido derrubar o atleta que estiver segurando a bola. Constitui infração gravíssima derrubar com as pernas ou passar rasteira em qualquer jogador.
  6. O jogo é paralisado quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração ou quando é marcado algum ponto. A partida não é interrompida se a bola ou algum jogador que estiver com ela forem ao solo.
  7. Toda vez que houver três ou mais jogadores em pé em contato com a bola (Maul), ou quando a mesma estiver no chão (Ruck), a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente desta metade correspondente em seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar à partir dela.
  8. Algumas infrações: segurar a bola quando caído no chão; tentar derrubar um jogador enquanto estiver no chão; derrubar um atleta que não estiver com posse da bola.